Audiência em Poconé vai discutir criação do Parque Estadual Encontro das Águas

Uma audiência pública para discutir a criação do Parque Estadual Encontro das Águas será realizada nesta quarta-feira (27), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Poconé. A audiência foi requerida pela vereadora Ornella Falcão, em parceria com a Associação dos Receptivos de Pesca Amadora e Preservação do Pantanal (ARPAN), Colônias de Pescadores Z-11 de Poconé e Z-5 de Barão de Melgaço e vai contar com a participação de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O Parque Estadual Encontro das Águas foi criado por meio do decreto 4.881 de 22 de dezembro de 2004. Com uma área de 108,9 mil hectares, o Parque está localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, ao Sul de Cuiabá e foi criado com o objetivo de assegurar a proteção integral dos recursos bióticos e abióticos da região pantaneira, bem como das espécies migratórias e residentes e dos recursos hídricos. O Ministério do Meio Ambiente classificou a área como \"de alta prioridade para conservação\". Por meio de uma resolução, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) proibiu a pesca em um raio de 2 km no entorno de parques, como forma de garantir a sobrevivência e a reprodução dos peixes, o que atingiu também o Parque Estadual Encontro das Águas. O coordenador da Unidade de Conservação da Sema, Élder Monteiro, ressalta que o Parque é essencial tanto para a conservação da ictiofauna, já que é um berçário natural, como para a proteção dos ninhais e para formação do corredor ecológico.