Pular para o conteúdo
Voltar

Indicadores de Governança Fiscal

Indicadores de Governança Fiscal



A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso com o objetivo de dar transparência fiscal e avaliar o desempenho fiscal disponibiliza neste relatório os indicadores de governança fiscal apurados no período de 2015 a 2020.

A situação fiscal incorpora em determinado ano, além do impacto do componente macroeconômico que tem consequências patrimoniais sobre o setor público, efeitos que extrapolam ano corrente.  Por isso, é necessário identificar os efeitos intertemporais da situação fiscal sobre  os níveis de endividamento líquido do setor público antes de tomar decisões, que muitas vezes justificáveis do ponto de vista de seus efeitos econômicos de curto prazo, porém, insustentáveis  no longo prazo. Sob esta ótica pretende-se avaliar o desempenho e a sustentabilidade fiscal do estado com o benchmark.

A sustentabilidade fiscal é analisada por um conjunto de Indicadores de Sustentabilidade, representado pelo Balanço Estrutural, que oferece uma alternativa para identificar como o Estado está financiando os seus gastos e o respectivo impacto desse financiamento sobre o serviço da dívida.



Gestão Fiscal
Todas as Informações