Pular para o conteúdo
Voltar

Secretário de Fazenda explica êxito na negociação da dívida de MT em evento do Banco Mundial e Grupo de Gestores da Finanças Estaduais

Instituições promovem cursos sobre empréstimos e acordos internacionais em busca do equilíbrio fiscal das contas públicas
Ademar Andreola | Sefaz MT

$imgCred
A | A

O secretário Rogério Gallo proferiu nesta quarta-feira (06.10), uma palestra para representantes de Secretarias Estaduais de Fazenda e PGE’s de todo o país, num workshop promovido pelo pelo Grupo de Gestores da Finanças Estaduais (GEFIN) em parceria com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD (Banco Mundial).  Desde a semana passa o BIRD vem promovendo cursos sobre acordos de empréstimos, análise, procedimentos e contratação.

Rogério Gallo explanou sobre a experiência de Mato Grosso na negociação de acordos de endividamento. O secretário falou também sobre as legislações aprovadas pelo Estado, principalmente a lei de responsabilidade fiscal estadual, que levaram  estabilização das finanças públicas de Mato Grosso.

Vale lembrar que há dois anos Mato Grosso pagou sua dívida com o Bank Of América, através de um empréstimo do Banco Mundial, em condições bem mais favoráveis, ampliando o prazo de pagamento e com juros bem menores.

Também no workshop Fabiano Colbano, economista senior e Tânia Lettieri, gerente de Operações, do BIRD falaram sobre Empréstimos do Banco Mundial: tipos e alternativas que podem ser utilizados pelos governos subnacionais.

Pela Sefaz-MT participaram do workshop a secretária adjunta do Tesouro Estadual Luciana Rosa, a economista da Unidade de Relações Federativas do Tesouro, Angélica Wandermurem Scheidegger, o procurador Hugo Fellipe Martins de  Lima, a economista Leide Nogueira e o contador Júlio César Lima, da coordenadoria de gestão da dívida pública.