Pular para o conteúdo
Voltar

Sefaz realiza palestra online sobre emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

A agenda foi organizada pelo Sinduscon e contou com a participação de contabilistas e empresários
Janaína Arruda | Sefaz/MT

Secretária Adjunta Maria Célia Pereira realiza palestra sobre NFA-e - Foto por: Janaína Arruda
Secretária Adjunta Maria Célia Pereira realiza palestra sobre NFA-e
A | A

A Secretaria de fazenda (Sefaz), em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), realizou na tarde da última sexta-feira (19) uma palestra, por meio de videoconferência, para contabilistas e empresários do setor de construção civil. Na ocasião, foram repassadas orientações e sanadas dúvidas relativas a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) para contribuintes que não possuem inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado de Mato Grosso (CCE).

Desde o mês passado, a Sefaz disponibilizou a emissão online da NFA-e para pessoas físicas e pessoas jurídicas sem inscrição estadual. A medida teve como objetivo simplificar o cumprimento de obrigações acessórias e facilitar o dia a dia desses contribuintes que não precisam mais se deslocar até uma unidade fazendária para emitir o documento fiscal.

A apresentação foi realizada pela secretária adjunta de Relacionamento com Contribuinte, Maria Célia Pereira, que explicou aos participantes como é feito o acesso ao sistema de emissão e controle da NFA-e. Ela também ressaltou a importância de possuir um certificado digital válido para emitir o documento e demonstrou como fazer o preenchimento das informações, já dentro do sistema fazendário.

“No sistema é possível gerenciar a nota fiscal avulsa eletrônica ou mesmo realizar o cancelamento das notas, tudo online”, pontuou a secretária adjunta, Maria Célia.

Durante a palestra os participantes fizeram perguntas e sugestões de melhorias do sistema. Itamar Junior é proprietário de uma construtora de Cuiabá e fez um apontamento sobre relatórios, solicitando que fosse disponibilizado uma opção para o sistema informar a relação de todas as notas fiscais de compras realizadas no ano.

Sobre a demanda, Maria Célia, informou que vai repassar a sugestão à área responsável para que seja possível gerar relatórios via sistema, tanto das notas fiscais emitidas, quanto das recebidas. Em relação a palestra, ela se diz satisfeita por ter conseguido esclarecer várias dúvidas do setor da construção civil.

“Foi produtiva, pois, por mais que você trabalhe a mesma informação, sempre tem pessoas diferentes ouvindo e talvez no primeiro entendimento, ele teve uma informação que não foi satisfatória. Agora a informação chegou mais completa e ele (o contribuinte) conseguiu fazer mais perguntas. Eu gosto de sempre estar massificando as informações para as pessoas fazerem corretamente”, finaliza.